Seis técnicas de relaxamento para reduzir o estresse

Praticar mesmo alguns minutos por dia pode proporcionar uma reserva de calma interior

Um homem e uma mulher praticando ioga.

Todos nós enfrentamos situações estressantes ao longo de nossas vidas, variando de pequenos aborrecimentos como engarrafamentos a preocupações mais sérias, como uma doença grave de um ente querido. Não importa qual seja a causa, o estresse inunda seu corpo com hormônios. Seu coração bate forte, sua respiração acelera e seus músculos ficam tensos.

Essa chamada “resposta ao estresse” é uma reação normal a situações ameaçadoras aprimoradas em nossa pré-história para nos ajudar a sobreviver a ameaças como um ataque animal ou uma enchente. Hoje, raramente enfrentamos esses perigos físicos, mas situações desafiadoras na vida diária podem desencadear a resposta ao estresse. Não podemos evitar todas as fontes de estresse em nossas vidas, nem gostaríamos de fazer isso. Mas podemos desenvolver maneiras mais saudáveis ​​de responder a elas.

Uma maneira é invocar a “resposta de relaxamento”, por meio de uma técnica desenvolvida pela primeira vez na década de 1970 na Harvard Medical School pelo cardiologista Dr. Herbert Benson, editor do Harvard Medical School Special Health Report  Stress Management: Approaches for prevention and reducing stress.  A resposta de relaxamento é o oposto da resposta ao estresse. É um estado de descanso profundo que pode ser provocado de muitas maneiras. Com a prática regular, você cria um poço de calma para mergulhar quando necessário.

A seguir estão seis  técnicas de relaxamento  que podem ajudar você a evocar a resposta de relaxamento e reduzir o estresse.

1. Foco na respiração . Nesta técnica simples e poderosa, você respira longa, lenta e profundamente (também conhecida como respiração abdominal ou da barriga). Conforme você respira, você gentilmente desliga sua mente de pensamentos e sensações que distraem. O foco na respiração pode ser especialmente útil para pessoas com transtornos alimentares para ajudá-las a se concentrar em seus corpos de uma forma mais positiva. No entanto, esta técnica pode não ser apropriada para aqueles com problemas de saúde que dificultam a respiração, como doenças respiratórias ou insuficiência cardíaca .

2. Varredura corporal.  Esta técnica mistura foco na respiração com relaxamento muscular progressivo. Após alguns minutos de respiração profunda, você se concentra em uma parte do corpo ou grupo de músculos por vez e libera mentalmente qualquer tensão física que você sinta ali. Uma varredura corporal pode ajudar a aumentar sua consciência da conexão mente-corpo. Se você passou por uma cirurgia recente que afeta sua imagem corporal ou outras dificuldades com a imagem corporal, esta técnica pode ser menos útil para você.

3. Imagens guiadas . Para esta técnica, você evoca cenas, lugares ou experiências relaxantes em sua mente para ajudar a relaxar e se concentrar. Você pode encontrar aplicativos gratuitos e gravações on-line de cenas relaxantes — apenas certifique-se de escolher imagens que você ache relaxantes e que tenham significado pessoal. Imagens guiadas podem ajudar a reforçar uma visão positiva de si mesmo, mas podem ser difíceis para aqueles que têm pensamentos intrusivos ou acham difícil evocar imagens mentais.

4. Meditação mindfulness.  Esta prática envolve sentar-se confortavelmente, focar na respiração e trazer a atenção da mente para o momento presente sem se desviar para preocupações sobre o passado ou o futuro. Esta forma de meditação tem desfrutado de popularidade crescente nos últimos anos. Pesquisas sugerem que pode ser útil para pessoas com ansiedade , depressão e dor.

5. Yoga, tai chi e qigong . Essas três artes antigas combinam respiração rítmica com uma série de posturas ou movimentos fluidos. Os aspectos físicos dessas práticas oferecem um foco mental que pode ajudar a distraí-lo de pensamentos acelerados. Elas também podem melhorar sua flexibilidade e equilíbrio. Mas se você não é normalmente ativo, tem problemas de saúde ou uma condição dolorosa ou incapacitante, essas técnicas de relaxamento podem ser muito desafiadoras. Consulte seu médico antes de iniciá-las.

6. Oração repetitiva . Para esta técnica, você silenciosamente repete uma curta oração ou frase de uma oração enquanto pratica o foco na respiração. Este método pode ser especialmente atraente se religião ou espiritualidade forem significativas para você.

Em vez de escolher apenas uma técnica, os especialistas recomendam experimentar várias para ver qual funciona melhor para você. Tente praticar por pelo menos 20 minutos por dia, embora mesmo alguns minutos possam ajudar. Mas quanto mais tempo e com mais frequência você praticar essas técnicas de relaxamento, maiores serão os benefícios e mais você poderá reduzir o estresse.

Check Also

A Revolução da Calma

A Revolução da Calma: Novas Perspectivas para Cultivar a Saúde Mental

Nos tempos modernos, a saúde mental tornou-se um dos maiores desafios da sociedade. O ritmo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *